(62) 3281-7575 Entre em contato

Nós ligamos pra você! Solicitar ligação agora

Economize tempo! Faça agora Seu pré-agendamento! Solicitar!

Blog

20.04.2018

Novidades contra a cárie

Novidades contra a cárie

Não existem pesquisas confiáveis, mas é certo que o medo da caneta de alta rotação, mais conhecida como “motorzinho”, afeta bastante a relação dos pacientes com os dentistas. Aliás, não só afeta, como também afasta. O barulho gerado pelo equipamento dentro dos consultórios costuma gerar, inclusive, traumas, especialmente em crianças e adolescentes. Esse medo pode ser carregado pelo resto da vida.

Ao longo dos anos, a odontologia avançou bastante, mas o motorzinho continua lá, firme nos consultórios. Ele é muito utilizado para remover os tecidos cariados. No entanto, com o avanço da tecnologia, estão surgindo novas técnicas alternativas ao motorzinho. Pesquisadores britânicos estão testando uma nova droga que estimula células-tronco na polpa do dente. O medicamento promoveu a regeneração natural dos dentes, a dentina, que é a parte atacada pelas cáries.

Em Pernambuco, o Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene) testa uma fórmula com nanopartículas de prata – partículas 50 mil vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo - capaz de interromper 85% dos processos de cárie uma semana depois da aplicação. O método, inclusive, poderá ser aplicado fora do consultório.

No entanto, enquanto essas novidades não chegam o mercado, o melhor caminho para não enfrentar o motorzinho é cuidar bem dos dentes. Use o fio dental pelo menos uma vez por dia e faça a escovação correta após as refeições. E nunca deixe de escovar os dentes antes de dormir - à noite a salivação diminui e, com isso, aumenta a quantidade de bactérias na boca.

 

 

Leia também

25.04.2018

Cuidado com a gengivite

Tendo como causa principal a má higiene bucal, a gengivite (inflamação da gengiva) atinge aproximadamente dois...

12.04.2018

Implantes

Os avanços recentes na odontologia permitem ao cirurgião dentista realizar implantes dentários nos pacientes em até...

08.04.2018

Câncer também atinge a boca

Pesquisa da Fundação do Câncer aponta que um terço das mortes provocadas pela doença está relacionado a...