(62) 3281-7575 Entre em contato

Nós ligamos pra você! Solicitar ligação agora

Economize tempo! Faça agora Seu pré-agendamento! Solicitar!

Disfunção ATM

Quais os sintomas que indicam que um indivíduo apresenta disfunção de ATM?

Os sintomas mais frequentes são dor articular e/ou nos músculos da face, dor de cabeça, ruídos articulares (estalidos), sensação de travamento da boca, zumbido nos ouvidos, dificuldade ao falar/mastigar, entre outros. Na maioria dos casos em que ruído é o único sintoma, o tratamento não se faz necessário. O exame clínico minucioso é o fator mais importante na obtenção do diagnóstico, dispensando na maioria das vezes a necessidade de exames complementares como radiografias e Imagem por Ressonância Magnética.

Que prejuízos a disfunção de ATM pode trazer para a saúde?

Os incômodos causados são pela piora da qualidade de vida, pois a dor geralmente está presente e as funções de mastigar, falar e outras são prejudicadas pelo comprometimento das estruturas envolvidas. No entanto, a DTM com potencial para evoluir deve ser tratada o quanto antes, pois dependendo do grau o quadro torna-se irreversível.

Existe tratamento e/ou prevenção para esse problema? Qual?

Apesar de tantos fatores com potencial para causar DTM, existe a capacidade adaptativa de cada indivíduo, que faz com que as estruturas desempenhem suas funções adequadamente, mesmo com agentes causadores presentes. O tratamento, que terá maior probabilidade de sucesso quanto mais correto for o diagnóstico, deverá ser direcionado para a remoção das causas, ser o mais conservador e menos invasivo possível. Por ser um problema multifatorial, com freqüência a abordagem é interdisciplinar (dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico, psicólogo). O tratamento por parte do dentista consiste muitas vezes na combinação do uso de placas oclusais, orientações, medicamentos, tratamentos dentários (ortodontia, prótese, restaurações, etc), além do correto encaminhamento para profissionais de áreas afins. Não existe um protocolo que sirva para todos os pacientes. A prevenção se baseia na manutenção de boa oclusão, não ter hábitos prejudiciais e cuidar do emocional, o que inclui ter boa qualidade de sono.

Quais as causas da disfunção de ATM?

É aceito que DTM tem origem multifatorial, ou seja, são várias as causas que, isoladamente ou combinadas, atuam de maneira prejudicial sobre músculos, articulações, dentes e periodonto (osso alveolar e gengiva), comprometendo o bom funcionamento destas estruturas. São considerados fatores importantes o bruxismo (ranger e/ou apertar os dentes), trauma, condição emocional (estresse, ansiedade, preocupação, depressão, etc), oclusão (relativa aos dentes), hábitos (mascar chicletes, roer unhas, morder caneta ou outros objetos), doenças sistêmicas.

O que é disfunção de ATM e o que significa a sigla ATM?

ATM é a sigla utilizada para designar Articulação Temporo Mandibular, que é a articulação entre a mandíbula (que é um osso móvel) e o osso temporal (osso fixo do crânio). A mandíbula é um osso único, com duas extremidades, direita e esquerda, o que faz com que cada indivíduo possua duas ATMs. Os movimentos da boca são realizados por estas articulações e por músculos e quando as funções de mastigação, fonação (falar) e/ou deglutição estão prejudicadas, diz-se que há "Disfunção".

Faça seu pré-agendamento

Economize tempo, clique no botão e faça o seu pré-agendamento!

Solicitar agora