(62) 3281-7575 Entre em contato

Nós ligamos pra você! Solicitar ligação agora

Economize tempo! Faça agora Seu pré-agendamento! Solicitar!

Perguntas Frequentes

Ortodontia

O que é apnéia?

A apneia é o distúrbio do sono mais sério e atinge 4% da população mundial. Essa doença se caracteriza por paradas respiratórias de 10 segundos ou mais durante o sono causadas pelo bloqueio da passagem do ar, devido ao excessivo relaxamento das estruturas da garganta. Quando essas paradas respiratórias acontecem, o cérebro manda uma mensagem para que a pessoa saia do sono profundo e com um pequeno despertar, muitas vezes sem ter consciência, volte a respirar. Esses sucessivos despertares momentâneos fazem com que haja o comprometimento na qualidade do sono, assim é comum que as pessoas com essa doença reclamem de excesso de sonolência durante o dia, chegando até a se envolver em acidentes de carro por dormirem no volante. Problemas maiores causados pela apneia incluem:

  • Dormir enquanto dirige;
  • Problemas cardíacos;
  • Acidentes vasculares (derrames);
  • Pressão alta.

O que é ronco?

O ronco causa constrangimento para quem ronca e um grande desconforto para quem dorme ao lado. Reclamações durante a noite são comuns na vida do casal que sofre com esse problema, podendo até levá-los a dormir em quartos separados. Segundo estatísticas americanas o ronco é um problema que atinge 40% dos homens acima de 30 anos e um elevado número de mulheres acentuando-se após a menopausa. Piora com a idade, ganho de peso e uso de bebidas alcoólicas ou medicamentos ansiolíticos. O ronco acontece quando as estruturas e músculos da região da garganta relaxam muito durante o sono e vibram quando o ar passa por eles, produzindo o som do ronco. O ronco é nocivo, afeta a família e outros que convivem com a pessoa que ronca. Além disso, o roncador tem grande probabilidade de apresentar uma doença séria conhecida como Apneia Obstrutiva do Sono.

Existem outras alternativas de aparelhos que não sejam metálicos?

Muitos pacientes gostariam de ter seus dentes alinhados, mas não gostariam de utilizar um aparelho de modo tão visível. A resposta para estas pessoas é a técnica lingual, o Invisalign® e aparelhos que são produzidos a base de policarbonato, porcelana ou Safira.

Qual a diferença do INVISALIGN e do aparelho Lingual?

Na técnica lingual o aparelho é colado na parte de dentro da boca (mais próxima da língua), de modo que não aparece enquanto você fala ou sorri. Já o Invisalign® foi desenvolvido nos Estados Unidos e estabelece outra filosofia de tratamento ortodôntico, através de alinhadores discretos, removíveis e confortáveis que são trocados a cada 15 dias. Permite-nos uma previsão exata do tempo de tratamento, é estético e facilitam a higiene bucal.

O que quer dizer aparelho de SAFIRA?

Os aparelhos de Safira, porcelana e policarbonato são excelentes alternativas para aqueles que priorizam a estética. O aparelho de Safira, por exemplo, é fabricado a base de uma liga cerâmica mono cristalina, necessitando ser tratado termicamente por mais de 36 horas para atingir um grau perfeito de acabamento e resistência.

Com que idade os pais devem procurar um ortodontista?

Se a criança está com seis anos ou mais, vale a pena fazer uma avaliação com um ortodontista. Muitas vezes um problema é de fácil solução hoje, mas se complica com o tempo. Dependendo do problema, esta pode ser a idade ideal para uma intervenção. Mordidas cruzadas, mordidas abertas e falta de crescimento da mandíbula, por exemplo, devem ser tratados o quanto antes.

Existem aparelhos que diminuem o tempo de tratamento?

Aqueles que não importam com estética, mas exigem conforto, tratamento rápido e visitas menos freqüentes ao especialista, podem optar pelos aparelhos autoligantes. No método convencional, as ligações entre o arco metálico e os brackets (peças que são fixadas aos dentes) são reforçadas por elásticos. Isso causa maior fricção e atrito, o que requer ajustes mais frequente. O aparelho autoligante usa um novo tipo de bracket, que dispensa os elásticos e permite o livre movimento do arco ortodôntico. O arco do novo sistema é de alta tecnologia, permite que o movimento dos dentes seja contínuo e tende a voltar para forma original sempre que seu alinhamento é alterado.

Qual o primeiro passo se for necessário o tratamento ortodôntico?

O ortodontista vai pedir a documentação ortodôntica com radiografias, fotos, cefalometrias, análises e o modelo das arcadas em gesso. Assim, ele pode fazer o planejamento do caso e definir o tipo de técnica necessária.

Quais as tendências atuais dentro da especialidade?

Atualmente o que tem visto é a procura cada vez maior por aparelhos estéticos e/ou aparelhos que proporcionam um tratamento mais rápido, era comum há uma década atrás uso de aparelhos por um período muito longo, cerca de 5 a 8 anos. Hoje, temos técnicas que diminuem em cerca de 40% o tempo total de tratamento, com aparelhos pré-programados fios ortodônticos termoativados, de níquel-titânio e titânio molibidênio que aumentam a efetividade do tratamento, com menos força e praticamente sem dor. Em relação aos aparelhos estéticos os mais utilizados são de porcelana e policarbonato, mas existem outras filosofias de tratamento, como o Invisalign®, uma maneira invisível de alinhar os dentes, sem peças metálicas. Para finalizar, podemos citar também o aparelho lingual, nessa modalidade de tratamento o aparelho é colado na face lingual dos dentes, é para quem exige o máximo em termos de estética. Os clientes voltados a este tipo de aparelho são modelos, pessoas que falam em público, profissionais que tocam instrumento de sopro e esportistas que podem sofrer traumas.

Eu posso detectar algum problema na dentição do meu filho? O que devo observar?

Alguns problemas mais agudos no crescimento da face e da dentição da criança podem ser observados pelos responsáveis, que devem então procurar o especialista. Os dentes permanentes estão nascendo desalinhados ou se um único dente permanente precisou "derrubar" dois dentes de leite para nascer. Um ou mais dentes inferiores estão pela frente dos superiores, ou se o queixo está um pouco para o lado criando assimetria na face. A criança não consegue morder os alimentos com dentes da frente, usando sempre a lateral da boca. O queixo é muito para frente ou muito para trás em relação ao resto da face. A criança respira pela boca, range os dentes, rói unha, chupa dedo ou chupeta. A criança fala projetando a língua entre os dentes. Se notar algum destes sinais, não quer dizer que a criança precisa de tratamento, mas é necessária uma avaliação com um especialista.

O que é a Ortopedia Facial?

É uma especialidade da Odontologia que oferece um grande número de possibilidades terapêuticas através do uso de aparelhos móveis durante o período de crescimento da face, nós não movimentamos os dentes diretamente e sim reorganizamos a musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição, fala e mastigação). Isto vai influenciar diretamente o desenvolvimento ósseo e a posição dos dentes no futuro.

Temos que mudar a alimentação por conta do aparelho?

Você não precisa mudar a sua alimentação, no entanto passará a ter cuidados especiais com alimentos duros e a evitar gomas de mascar, balas, pipocas , etc. Quando seu aparelho for montado, você receberá todas as instruções por parte de nossa equipe. A escovação é mais difícil durante o tratamento ortodôntico, uma vez que os brackets e aparelhos tendem a acumular mais placa e comida, interferindo na correta limpeza dos dentes. Você deve escovar seus dentes com uma escova de cabeça pequena (para alcançar todos os pontos da boca) e com cerdas macias e força leve.

Quanto tempo dura em média um tratamento ortodôntico?

Não existe um tempo certo, até porque depende de vários fatores como: tipo de correção, resposta biológica ao tratamento, tipo de aparelho utilizado, e acima de tudo, a colaboração e cuidados do paciente. O tempo médio de um tratamento é de 2 a 4 anos, isso em média, pois cada paciente é um caso específico.

Existem aparelhos que não interferem na estética dos dentes?

Sim, existem! Os aparelhos fixos feitos a base de cerâmica são utilizados por aqueles pacientes que buscam uma estética melhor durante o tratamento. Como são produzidos a base de cerâmica, material que se aproxima a cor dos dentes, além de não sofrerem alteração durante o tratamento, ficam praticamente "invisíveis" nos dentes.

Qual a idade certa para começar a consultar o ortodontista?

Não existe uma idade certa. É aconselhável que: quando há a troca de dentição, dos dentes de leite para os permanentes, ou seja, no início da dentição mista, a criança seja levada para um ortodontista para melhor prevenir a formação e oclusão dos dentes.

Qual o profissional que faz esse atendimento inicial ortodôntico?

O clínico geral e o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) são os profissionais que cuidam do atendimento inicial e o entendimento da sua necessidade específica de tratamento. Sabendo que, esses profissionais são responsáveis para auxiliar e acompanhar a saúde bucal de seus pacientes.

É necessário extrair dentes permanentes durante o tratamento ortodôntico?

A extração de dentes permanentes são casos específicos, onde pacientes na falta de espaço para o correto alinhamento dos dentes se faz necessário a extração desses dentes permanentes, mas somente depois de estudar todas as possibilidades para um melhor alinhamento, que o ortodontista indica a necessidade de extração. Quando bem indicadas, as extrações não trazem prejuízo algum ao paciente, apenas um melhor resultado durante o tratamento.

Após o tratamento, os dentes voltam a posição original?

Podem ocorrer pequenas modificações na posição dos dentes, que estão ligadas ao crescimento e as mudanças que ocorrem com o passar dos anos com os ossos e músculos da face. Essas mudanças são controladas e minimizadas através de um bom planejamento ortodôntico, como a utilização correta do aparelho de contenção. Essas pequenas alterações ou modificações não são consideradas recidivas do tratamento ortodôntico.

Quem precisa de tratamento ortodôntico?

Aqueles que procuram uma melhor estética para o sorriso, que tenha dentes tortos, que sinta dificuldade de mastigação dos alimentos, e que possua problemas respiratórios devido à má formação dos ossos da face.

Faça seu pré-agendamento

Economize tempo, clique no botão e faça o seu pré-agendamento!

Solicitar agora